top of page
  • Foto do escritorLaboratório Central

NIPT - Gestação segura

TESTE PRÉ - NATAL NÃO-INVASIVO (NIPT)





Entre todas as experiências na vida de uma mulher, a gravidez é uma das mais importantes e inesquecíveis. Gerar uma vida em seu próprio ventre traz um misto de alegria e expectativa, mas também um pouco de anseios e inseguranças, o que é perfeitamente normal.


Pré-natal e desenvolvimento do feto

Os exames pré-natais possibilitam a detecção de alterações cromossômicas logo no início da gravidez, durante o desenvolvimento fetal.


O que é o exame NIPT?

O NIPT, ou Teste Pré-Natal Não Invasivo, é um exame de triagem pré-natal que detecta, além do sexo do bebê, possíveis alterações cromossômicas e as trissomias mais comuns nos bebês, entre elas a Síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21), a Síndrome de Edwards (trissomia do cromossomo 18) e a Síndrome de Patau (trissomia do cromossomo 13).


Como é feito o NIPT?

O NIPT pode ser realizado a partir de 10 semanas de gestação e é feito por meio de coleta de sangue. É um exame seguro, preciso, rápido e não invasivo, pois não oferece risco à saúde da mamãe e do bebê.


Quais os benefícios do NIPT?

Entre os benefícios do exame, podemos destacar:

• Não é invasivo, ou seja, pode ser feito com total segurança para a mãe e o bebê;


• Não oferece risco de abortamento;


• Devido ao seu alto grau de assertividade, o NIPT reduz a necessidade da realização de outros exames invasivos, tais como a biópsia de vilo corial (amostra da placenta) e a amniocentese (punção do líquido amniótico), que oferecem riscos de perda de líquido amniótico e, em casos mais extremos, abortamento.


Quem deve fazer o NIPT?

Todas as grávidas estão aptas a realizar o exame. No entanto, ele é altamente indicado para gestantes que apresentam um ou mais dos seguintes fatores:

• Alterações nos exames ultrassonográficos ou no exame de translucência nucal;


• 35 anos ou mais; • Resultado anormal na triagem bioquímica do 1o trimestre;


• Mulheres que tiveram gestação anterior com alteração cromossômica;


• Histórico familiar de alteração cromossômica.


Quer mais informações sobre esse e outros exames? Chama a gente aqui pelo whatsapp is.gd/labcentral




178 visualizações0 comentário
bottom of page